Este ano, o Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado no dia 03 de julho. O tema definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) propõe uma reflexão sobre os desafios para o fortalecimento da mulher no universo cooperativista, como forma de gerar autonomia econômica e ganhos para toda a sociedade. Para promover a discussão, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou uma campanha nacional “A mulher e o cooperativismo: conquistas e desafios para o empoderamento feminino”.
A entidade sugere que o foco central da campanha considere a valiosa contribuição prestada pelas cooperativas para a redução das disparidades socioeconômicas em todo o mundo, apontando a equidade de gênero como um caminho necessário para alcançar justiça social.
O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, destaca o reconhecimento do sexo feminino no atual mercado. “É perceptível o destaque das mulheres nas cooperativas brasileiras. Hoje, elas já representam 40% dos funcionários e ocupam 12% dos cargos de direção. O resultado se vê também no desempenho dessas cooperativas que, com a presença feminina, tem mais efetividade, perenidade, assumem menos riscos e, com isso, proporcionam segurança e uma qualidade de vida ainda melhor a seus cooperados”, afirma.
Fonte: Boletim Eletrônico OCEMG
Leave a comment