O Consumidor de Moda na Era da Inovação

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O Consumidor de Moda na Era da Inovação

OI  Pessoal.

Participei do 4º Seminário Internacional de Comportamento e Consumo e preciso compartilhar com vocês tudo o que vi e ouvi.

No primeiro dia as palestras foram de:

  • Francesco Morace da Future Concept Lab de Milão – Francesco, que  é um incansável pesquisador e interpretador de sinais, falou sobre Cenários do Consumo e os Novos talentos da Inovação.
  • Pascal Cools do Flanders DC – que falou sobre o Empreendedorismo Criativo no Mercado e na Moda
  • As estratégias e o  resposicionamento da marca Melissa no meracdo nacional e internacional, por Paulo  Antônio Pedó e Edson Matsuo
  • Silvio Meira que falou sobre a Relação do Consumo e da Inovação.

No segundo dia participei do Workshop, também muito interessante onde aprendi um pouco do perfil do novo consumidor de cada geração.

Como podem notar é assunto para muitos posts, mas não vou me estender muito, farei um apanhado geral do que é mais relevante para o mercado da moda.

O CONSUMIDOR DA NOVA ERA

Como já vimos o mundo esta passando por uma regeneração de valores, onde a Sustentabilidade e a Simplificação representam a espinha dorsal para a evolução do futuro do consumo em todos os setores, inclusive na moda.
Chegamos em um ponto onde não dá mais para esconder de baixo do tapete a destruição causada por anos de consumo desenfreado. Porém isso não significa, nem de longe, o fim dosshoppings centers e das marcas de luxo e  sim o surgimento de um novo consumidor: O Consumidor Autor, que é regido pelo bom senso, pela ética e pela estética, é mais consciente, e responsável pela suas decisões de compra.
Luxo para este consumidor é saber que o bordado de sua roupa foi feito por mulheres da comunidade ribeirinha lá da amazônia, e ele busca isso não por caridade mas sim por preocupação com a inclusão social e com o meio ambiente.
No Setor da moda,segundo as pesquisa de sinais do future concept lab, teremos a tendência Artistic Substance. Estamos diante de um retorno a substância, volta as origens do artesanato e do alfaiate. Onde o grande desafio é estabelecer um equilíbrio entre a imagem e o conteúdo. Hoje o processo criativo requer muito mais emoção e feeling pois o nosso consumidor autor quer moda com personalidade.
Bem, por hoje é só, e  a minha dica é que vocês que como eu são profissionais da moda fiquem de olho no CONSUMIDOR AUTOR, pois é ele quem irá te dizer o rumo que o seu negócio deve seguir.

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One comment

  • Heloisa Jardim22 de setembro de 2009 at 19:56Reply

    Gostei muito, pessoas de moda têm ficado cada vez mais engajados com ecologia, exemplo é a nova embaixadora da ONU: Gisele Bündchen!
    Bjos, Heloisa

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