Tendências macro para o verão 2011

Home / Comportamento / Coopermoda / Minas Trend Preview / Tendências / Verão 2011 / Tendências macro para o verão 2011

Tendências macro para o verão 2011

por Adélia Assis
Na palestra PERFIL MODA – Inspirações + Tendências Verão 2011 ministrada por Alba Lima e Romulo Maciel do Senai Moda no Minas Trend ficou mais uma vez confirmada o momento atual da construção da moda onde não existem mais as tendências únicas e absolutas de uma estação. Hoje são definidos direcionamentos que são baseados nos estudos do comportamento, da cultura local.
De acordo com os palestrantes, hoje são observados os seguintes direcionamentos:
* Luxo simples – é a busca de “enfeitar” o simples, de transformar o corriqueiro em algo especial. Por exemplo, um brigadeiro é só um brigadeiro, mas ele se torna único e especial quando é oferecido em caixas de presente cobertas com tecidos exclusivos como fez a grife Farm.
* Teoria da diversão – o vídeo game já não é mais apenas brincadeira de criança. Hoje a indústria já o utiliza como parte do treinamento de seus funcionários. Existem empresas que já criam inclusive jogos para lançar seus produtos. E o que dizer do tênis da Adidas que possui um mecanismo que permite ao comprador uma interatividade fora do comum. Quando colocado em frente a um computador, na tela aparece uma cidade onde o consumidor poderá ver uma cidade. Fica difícil para o mercado pirata competir, não é mesmo?
* Nativos digitais – é a famosa geração Y que são jovens que parecem estar o tempo inteiro ligados na tomada. Ávidos por informções rápidas e que utilizam mídias sociais em exaustão. Nessa turma estão incluídos os blogueiros, no caso específico da moda. Com seus aparelhinhos de última geração disseminam os últimos acontecimentos como um tsunami em questão de minutos. Quem diria que um dia veríamos um blogueiro ao lado da temida Ana Wintour na primeira fila dos grandes desfiles internacionais.
* Armas da sedução – as mulheres brasileiras já têm uma grande vantagem pois são naturalmente sexy. Mas a sedução que hoje direciona as coleções é mais sútil, mas chic, mais charmosa.

Além desses direcionamentos expostos pelos profissionais do Senai, também podemos notar alguns outros pontos que buscam a valorização das emoções e a “humanização” da moda. Técnicas artesanais e a utilização de materiais ecologicamente corretos estão tendo uma grande aceitação no mercado. Entendendo essa nova lógica aparecem também:
* Preservação da memória – necessidade de relembrar o passado e valorizar sua história. Hoje os brechós são uma verdadeira febre entre os internautas.
* Aldeia Global – as fronteiras caíram, o mundo ficou menor e, com isso, as trocas de informações culturais se tornaram invevitáveis.
* Elementos naturais – a simplicidade, o minimalismo, que inicialmente surgiu para enfrentar um momento de turbulência na economia se firmou como um dos grandes “achados” da moda.

Leave a comment

If you want to share your opinion, leave a comment.

Logged in as . Log out?

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

Categorias

thời trang trẻ emWordpress Themes Total Freetư vấn xây nhàthời trang trẻ emshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu nhà đẹp